O Sistema Memory é o repositório dos Arquivos Pessoais custodiado pelo Instituto Evandro Chagas. Os acervos recolhidos pelo IEC são referentes aos pesquisadores que atuaram na instituição e que contribuíram de maneira significativa para o avanço da ciência da saúde na Amazônia.

As atividades desenvolvidas pelo IEC com Arquivos Pessoais (recolhimento, arranjo, ordenação, conservação, descrição, digitalização, metadados e migração) são produtos do projeto “Implementação do Arquivo de Memória do IEC. Metodologia para tratamento do Acervo Permanente” elaborado e aprovado em dezembro de 2013. O repositório apresenta a descrição dos acervos em todos os níveis hierárquicos de fundo de acordo com a Norma Brasileira de Descrição – NOBRADE.

Além das descrições, a base contém os documentos digitalizados correspondentes a cada descrição, sempre respeitando as condições de acesso. Estão disponíveis documentos textuais e imagéticos que evidenciam tanto as diferentes atividades desenvolvidas pelos titulares dos Arquivos como o cotidiano desses atestados pelos seus "Egodocumentos".

O Sistema foi desenvolvido pela equipe de TI da instituição de forma que atendesse as necessidades do Setor de Arquivo-SEARQ do IEC.

Login